Rua da Constituição, 2105, 2º Andar BU, 4250-170 Porto
+351 220 114 366

Impacto no Consumo de Energia Elétrica em Portugal | COVID-19| 18-29 Mar

A Smartwatt analisou o comportamento do consumo de energia elétrica na passada semana, sendo evidente a sua alteração, devido à redução da atividade.

Através de uma análise de benchmark, recorrendo a um dos produtos da Smartwatt – a Previsão de Consumo – que utiliza ferramentas de Inteligência Artificial relacionando meteorologia, dados históricos dos últimos três anos e comportamentos, é possível confirmar a redução do consumo de energia elétrica, comparando-o com o consumo efetivo da última semana, apresentando uma redução média de 15.5%.
São ainda observáveis períodos de redução na ordem dos 30% durante a manhã, possivelmente devido à alteração dos hábitos matinais causados pelo regime de teletrabalho. Estimamos que, se esta redução se mantiver durante os próximos três meses, a redução do consumo de energia elétrica se reflita na redução de 3 a 5% do Produto Interno Bruto – entre 6 a 10 mil milhões de euros. Por outro lado, em termos ambientais, esta semana representou uma redução de 17 mil toneladas nas emissões de CO2 .

A redução do consumo nos dias de semana atinge os 16% e ao fim-de-semana os 19% de redução, indicando que uma parte significativa da atividade industrial e comercial menos prioritária, durante o fim-de-semana foi interrompida.

Comparando ainda a semana em que foi decretado o estado de emergência – 16 a 22 de Março – com a semana passada – 23 a 29 de Março, podemos observar que a redução foi crescente ao longo do tempo. Antes da declaração de estado de emergência, a redução era pouco significativa – 0,3% e 1,5% – mas a partir de 4ª Feira os valores da redução de consumo energético começam a ganhar significância, particularmente durante o fim-de-semana.

Sobre a Smartwatt

A principal atividade da Smartwatt é a otimização de sistemas de energia, do projeto à instalação, da gestão de ativos em tempo real, cobrindo na totalidade a cadeia de valor energética. A equipa da Smartwatt desenvolve soluções que aumentam a eficiência dos processos de negócio dos seus clientes. A missão da empresa é capacitar os sistemas de energia dos seus parceiros com as ferramentas e processos mais avançados para otimizar o consumo de energia, a produção de energia renovável e as operações de manutenção, tornando a energia simples, segura, acessível e sustentável. Para informações adicionais, visite www.smartwatt.pt

Leave a reply