Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados – DataCoLAB, com sede em Viana do Castelo, foi oficialmente constituído no dia 16 de Julho, numa cerimónia realizada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). 

O DataCoLAB, reconhecido como Laboratório Colaborativo pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) por um período de cinco anos, renovável, após um processo de avaliação por um painel de peritos internacionais, é composto por diversas entidades, sendo liderado pela empresa multinacional SGS e copromovido pelas empresas FI Group Portugal e Smartwatt. Em representação do mundo científico, esta estrutura conta com a presença do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa.

 

A Smartwatt como empresa copromotora “irá recorrer à sua vasta experiência no desenvolvimento de modelos de apoio à decisão através da análise de grandes volumes de dados, trazendo assim ao DataCoLAB toda uma perspetiva de mercado que é vital para o seu sucesso.” segundo Jorge Araújo, da Smartwatt.

 

O DataCoLAB visa a promoção e o exercício de iniciativas e atividades de Investigação e

Desenvolvimento orientadas para a criação de um ecossistema de inovação intersectorial, com stakeholders multidisciplinares, que irá utilizar dados para redefinir a forma como produzimos, consumimos e vivemos, desde a geração e estandardização de dados até à análise dos dados e desenvolvimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão, garantindo a integridade e segurança dos dados ao longo de toda a cadeia de valor. Este consórcio compreende as especificidades das diferentes cadeias de valor identificando, portanto, alguns espaços de dados para desenvolver serviços específicos e iniciativas de inovação.

 

O DataCoLAB desenvolverá conhecimentos específicos e tangíveis que serão transferidos para o mercado a fim de manter e aumentar a competitividade das empresas e também para aumentar a sensibilização para a necessidade de adaptar estas empresas à realidade emergente da inovação impulsionada pelos dados. O DataCoLAB vai responder às necessidades concretas do mercado, alicerçando os seus desenvolvimentos nos desafios reais das distintas cadeias de valor.

 

Proporcionar serviço de inovação em dados com foco nas PME’s, formação avançada com ministração de cerca de 40 cursos específicos, a criação de emprego qualificado com 46 empregos diretos e 100 empregos indiretos e a investigação são os pilares de trabalho deste laboratório.