Rua da Constituição, 2105, 2º Andar BU, 4250-170 Porto
+351 220 114 366

O que é possível prever?

pexels-photo-264600

      Hoje em dia, torna-se cada vez mais importante realizar um planeamento estratégico para as ações das empresas, procurando sempre estar um passo à frente, para que seja possível antecipar possíveis eventos e superar os obstáculos que possam surgir ao longo do caminho.

       Assim sendo, a existência de programas de previsão torna-se essencial para aumentar a eficiência e a otimização dos processos de negócios, pois permite reverter a dicotomia entre o processo de recolha e processamento de informações e o processo de tomada de decisão. Assim, programas de software preditivo são os principais responsáveis pelo método de recolha e processamento de dados, enquanto os gerentes da empresa recebem ferramentas e inputs que lhes permitem investir tempo na tomada de decisões relacionadas à atividade da empresa.

        A Smartwatt é uma empresa ambiciosa que se diferencia através da sua forte componente de inovação, fornecendo as suas soluções preditivas para apoiar a tomada de decisões dos seus clientes. E como a empresa gosta de provar seu valor, a Smartwatt aceitou o desafio lançado por um dos maiores distribuidores de revistas e jornais internacionais em Portugal. Esta distribuidora verificou que poderia fazer melhorias na distribuição das suas publicações. Prever o processo logístico seria uma solução que iria otimizar os processos da organização, diminuir a incerteza da distribuição das publicações e, assim, aumentar a rentabilidade do negócio. Para que isso aconteça, a Smartwatt desenvolveu uma ferramenta que reúne todas as informações disponíveis num único local e transforma-as usando os modelos de Predictive Analytics, fornecendo insights e indicadores-chave de desempenho que impulsionam o processo de tomada de decisão do cliente.

       Após a fase de estudo e modelação do conceito, será realizada a implementação e operacionalização do software. Posteriormente, será feita uma revisão e monitorização, onde as adaptações e atualizações podem ser feitas para o modelo de previsão adotado. Após todos os ajustes, espera-se que a distribuição de revistas e jornais internacionais em Portugal seja otimizada através de todos os pontos de venda, reduzindo as perdas e, consequentemente, aumentando a eficiência e rentabilidade do nosso cliente.

       Então, para responder à questão, podemos afirmar que é possível construir um modelo de previsão para qualquer indústria e qualquer processo que envolva um padrão e/ou seja dependente de variáveis externas, como o clima. Através de seus serviços de previsão sob medida, a Smartwatt auxilia seus clientes a alcançar objetivos estratégicos, melhorando processos e otimizando a eficiência dos seus negócios, deixando-os satisfeitos e deixando-nos a nós com uma sensação de missão cumprida, e é por isso que temos tanto prazer no que fazemos!