Os segredos das aplicações web da Smartwatt – parte 1.
Share
O desenvolvimento de algoritmos para energia é um dos serviços mais promissores da Smartwatt. O desafio é lançado pelos nossos clientes, que normalmente são empresas com grandes volumes de dados que procuram desbloquear o valor que neles se esconde.
Os resultados dos modelos de algoritmia são basicamente números e se enviássemos esses números tal como os nossos data scientists os recebem, não faria sentido para os nossos clientes. Então, precisamos que os algoritmos falem – SPEAK – esta é a última etapa para tornar possível o processo de tomada de decisão por parte do cliente. Em 90% dos casos os nossos clientes preferem uma aplicação web à medida para visualização destes dados.
A cultura da nossa empresa exige inovação, desempenho e tecnologia, e levamos isso muito a sério. Isso significa que trabalhamos com as tecnologias mais recentes e robustas. A nossa equipa é formada por profissionais especializados e dedicados a criar plataformas que recolhem, organizam e interpretam dados, juntamente com frameworks visuais de alto desempenho.
A combinação das ferramentas que usamos para desenvolver uma web application é chamada de web development stack, categorizada em front-end e back-end. As tecnologias diferem entre si, mas sincronizam-se em função como um todo.
Hoje vamos focar a nossa atenção em front-end, conhecido como o client-side ou interface para o utilizador. Interatividade, facilidade de uso, layouts gráficos e visuais são características relevantes para o nosso front-end. Para desenvolver o front-end, os nossos developers usam uma combinação de ferramentas com finalidades diferentes. Vamos então conhecê-las melhor:
JavaScript
As nossas aplicações web são baseadas em Javascript, a linguagem de programação client-side mais popular, que traz interatividade, fácil escalabilidade, alto desempenho e permite criar aplicações web robustas e compatíveis com os navegadores que usamos no dia a dia.
ReactJS
Esta tecnologia foi desenvolvida pelo Facebook, e é uma biblioteca JavaScript usada no desenvolvimento web para construir elementos, permitindo à Smartwatt construir interfaces de utilizador de forma rápida e eficiente.
Recoil
Recoil é uma tecnologia recente criada pelo Facebook que nos permite gerir com eficiência os dados existentes, centralizar essa gestão e melhorar o desempenho da aplicação web.
NodeJS
NodeJS é um ambiente de tempo de execução de código aberto construído em Google V8. Trata os dados como uma camada intermediária, executa eventos assíncronos e, dessa forma, podemos dimensionar e fornecer os dados necessários para alimentar as nossas aplicações de forma eficiente.
Socket.IO
Na Smartwatt, trabalhamos frequentemente em tempo real, e o Socket.IO foi desenvolvido para usar conexões abertas para facilitar a comunicação em tempo real simplificando o nosso processo de comunicação, permitindo a comunicação bidirecional entre cliente e servidor.
TypeScript
O objetivo do TypeScript é detectar erros antecipadamente através de um sistema de tipagem e tornando o desenvolvimento em JavaScript mais eficiente.
Sass
Uma extensão do CSS que permite que a nossa equipa otimize o tempo de desenvolvimento e a estruturação do código em relação às variáveis de estilo.
Esta front-end stack dá ao nosso módulo SPEAK a capacidade de:
– Melhor desempenho e mais rápido – Comunicar em tempo real – Fácil Escalabilidade – Estruturas visuais poderosas – Experiência agradável ao utilizador
Permitindo-nos assim oferecer aos nossos clientes o poder de desbloquear o valor dos dados, aumentando sua competitividade e receita.