Rua da Constituição, 2105, 2º Andar BU, 4250-170 Porto
+351 220 114 366

Previsão de Energia

Qual é o impacto de saber o que acontecerá amanhã?

Desde o início dos tempos, a humanidade tem como objetivo saber o que acontecerá amanhã, nas próximas semanas, meses e anos, e a incapacidade de fazê-lo criou certa ansiedade e frustração. Ser capaz de ver claramente o que acontecerá no futuro sempre foi visto como uma maneira de ser um grande passo à frente da multidão, especialmente no mundo dos negócios. Ter a capacidade de antecipar desempenhos, comportamentos e tendências é com certeza uma vantagem competitiva decisiva no mercado de energia e renováveis que são influenciados por muitas variáveis que podem desencadear ou bloquear o negócio.

Com o crescimento imparável da energia renovável, prever quanta energia entrará na rede a qualquer momento é o que faz com que a previsão de potência seja tão relevante hoje em dia, sendo uma das variáveis de base diária cruciais para a rentabilidade das empresas de energia.

Mas do que se trata a Previsão de Energia?

Previsão de Energia é a capacidade de estimar a quantidade de energia produzida e transferida para a rede no futuro próximo.

A procura global de energia continuará a aumentar até 2040, e a fonte de energia irá imergir de diferentes fontes espalhadas pelo mundo, e a tarefa de reunir todos os dados entre procura e oferta está a tornar-se mais difícil, exigindo grande conhecimento e poder computacional, já que o mais ínfimo pedaço de informação alterado pode levar a grandes perdas, tornando a previsão de potência tão relevante para um mercado cada vez mais competitivo.

Qual a importância da Previsão Meteorológica?

A energia resultante de fontes renováveis não é estável, pois depende de ocorrências naturais como chuva, sol, vento ou tempestades, fazendo com que a previsão do tempo seja um dos principais contribuintes para uma Previsão de Energia bem-sucedida. Mas não é o único benefício de ter acesso a uma previsão do tempo em alta resolução. A segurança é uma tendência e sempre será. Ser capaz de proteger infraestruturas e funcionários contra eventos climáticos extremos é uma das principais prioridades do setor. Ser preventivo em vez de reativo é uma vantagem fundamental para o sucesso da segurança e lucratividade do negócio.

Porque é que a Previsão Energética é benéfica?
  • Economiza custos para os profissionais de marketing direto;
  • Ajuda comerciantes de energia e provedores de energia regionais a calcular a produção de energia e preços de energia;
  • Permite aos operadores de uma central energética estimar a produção de energia e agendar o trabalho de manutenção;
  • Identificação oportuna de riscos e falhas;
  • Visão geral de uma ampla variedade de fatores que influenciam a produção de energia;
  • Um modelo preditivo garante um armazenamento de bateria monitorizado.